sexta-feira, 9 de março de 2012

Praia de Santo Antonio ou Praia de Diogo?

Foto de Neli, com ajustes de imagem Jacira Cordeiro

                  Essa é a entrada de nossa Vila para quem vem de Diogo. Parece um conto de fadas em que o caminho sempre leva a um final feliz. É um presente para quem se predispôs a andar os quase dois km que separam Diogo na margem da Linha Verde (BA-099)  da Vila de Santo Antonio na beira do mar. Não é atôa que muitos chamam a Praia de Santo Antonio de Praia de Diogo. Não deixa de ser, embora não sendo. É que durante muito anos Diogo foi a única forma de acesso a Praia de Santo Antonio, mas hoje não é mais assim. A estrada que liga a Linha Verde a Praia de Santo Antonio  foi restabelecida e hoje não é mais necessário deixar o carro em Diogo e fazer a trilha de 2 km até a praia. 
                 Mas o passeio vindo de Diogo, através das Dunas de Santo Antonio é maravilhoso, principalmente se der uma paradinha para um banho gostoso no Rio Imbassaí, ainda sem atravessar Imbassaí.  Esse mesmo trajeto em noite de luar é inesquecível. Fiz ele, antes de vir morar na Vila, muitas vezes. Deve-se fazer esse trajeto sem pressa, curtindo a paisagem, o silêncio, a integração inesquecível com a natureza intocada em volta.                  
                 Diogo também é o lugar de morada de muitos descendentes da família Mendes e de grandes amigos de nossa comunidade.  Os laços da Vila de Santo Antonio e Diogo, vão além da situação geográfica. São laços de família. Coisas de outros carnavais, como diriamos antigamente.
                É um engrandecimento para a Praia de Santo Antonio ter dois acessos com roteiros tão diferentes. Salvador é acessada através de Lauro de Freitas e Simões Filho e também via ferry por Bom Despacho. E todo mundo acha isso ótimo. 
                 Para chegar a nossa comunidade, se você preferir vir de carro até a praia, a estrada tem cerca de 3 km. Era de areia e côco até outro dia mas agora foi melhorada e o trajeto se dá em 8 minutos. .
                Se você vem de Salvador, use como sinalizador a localidade AREAL. Areal fica logo depois de Diogo, do outro lado da pista e tem duas entradas. A estrada para a Vila fica em frente a segunda entrada do AREAL. Tem uma placa indicativa bem grande e está na altura do Km 72 da Linha Verde ( BA-099).
                                Mas se você prefere vir passeando pela Dunas, o que é muito mais romântico, vá até Diogo, que fica logo depois de Imbassai, para quem vem de Salvador e depois de Areal, para quem vem de Sergipe deixe o carro e curta o Rio Imbassai,  é uma trilha maravilhosa de vegetação de restinga e areias brancas.
                              Aos xiitas que se sentem ameaçados por este acesso, relaxem. Hoje existem cabeças pensantes, especializadas em turismo sustentável que moram nessa região e que tem mil idéias sobre como tornar A Vila de Santo Antonio sustentável. Por enquanto já achamos muito bom que nossos doentes que precisam de socorro urgente, não tenham que ser transportados de carrinho de mão até Diogo.
                E quanto ao nome, embora a Prefeitura de Mata de São João considere  Praia de Santo Antonio em seu Guia Turístico, chame como quiser. Venha como quiser.  O que importa mesmo é que você venha nos visitar!

3 comentários:

  1. TOMARE QUE OS MORADORES DA VILA DE ST.ANTONIO,COIBAM
    OS ESPECULADORES IMOBILIARIOS,E NEM COLOQUE LINHA DE
    CONDUÇÃO,POIS AÍ AO INVÉS DE UM PARAÍSO,A LOCALIDADE
    PERDERÁ SUA TRANQUILIDADE E SE TORNARÁ "UM INFERNO".
    QUE VOCES PRESERVEM ESSE LUGAR LINDO,QUE CONHECÍ E
    ME ENCANTEI,QUE DEUS ABENÇOE TODOS MORADORES DA LIN-
    DA VILLA DE SANTO ANTONIO!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, é isso aí, o importante é ir curtir as belezas naturais da Vila e Praia de Santo Antonio, não importa chegando por onde.
    Acampamos em Diogo, no Tendal, em janeiro/13, e fizemos o caminho das dunas várias vezes. Estamos divulgando em www.ocampista.com.br/diogo
    Vontade de voltar...

    ResponderExcluir
  3. Praia muito bonita. Parabéns pelo artigo

    Viagem e Viagem
    http://viagemeviagem.com.br/

    ResponderExcluir

Você é sempre bem-vindo. Deixe o seu comentário!